terça-feira, 10 de junho de 2008

SAUDADES DO CINE PALACE (4)

"Cine Palace - o palácio dos grandes espetáculos anuncia para hoje, na matinée, às duas e às quatro e, na soirée, às sete e às nove horas, o filme Candelabro Italiano. Cine Palace - um ambiente deliciosamente refrigerado." Era assim que anunciava o carro de propaganda pelas principais ruas da cidade. O dia era domingo - dia dos três "pês" ( praia, PALACE e praça). A praia era o Balneário de Atalaia. Ia-se às nove horas, para voltar, impreterivelmente, às doze horas, motivado pela primeira sessão do Cine Palace que começava às duas da tarde. Aliás, nesta época, somente ele tinha quatro sessões aos domingos, na matinée, às duas e quatro horas e, na soirée às sete e às nove horas. Havia um intervalo de uma hora, da última sessão da tarde para a primeira da noite. Depois é que surgiu, por toda a semana, de segunda à domingo, as famosas sessões contínuas, que eram às quinze, dezessete, dezenove e vinte e uma horas. Antes, todos os cinemas do centro, só tinham duas sessões, mesmo aos domingos - à tarde às três e quinze e à noite, às sete e quarenta e cinco. Até hoje, me pergunto: por que não às três e às sete e meia? Esses quinze minutos além do redondo da hora, sempre me intrigaram...

Armando Maynard


Um comentário:

Marlene Alves Calumby disse...

Armando,voce além da memória formidável é possuidor de uma sensibilidade que torna seu trabalho de um valor extraordinário,fazendo-me viajar no túnel do tempo da adolescencia,onde sonhava em encontrar um amor bonito como aquele do filme,como tambem me emocionei demais ao lembrar do meu marido,é isso aí...Marlene A.Calumby